Toda cristã conhece bem Provérbios 31:10, que diz: “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias.” Mas será que vivem esse papel?
O filme “Uma Linda Mulher”, estrelado pela atriz Julia Roberts e lançado em 1990, tornou-se um clássico do gênero comédia romântica. Ele conta a história de Vivian Ward, uma prostituta de Los Angeles, que é contratada por Edward Lewis (interpretado por Richard Gere), um rico homem de negócios, para acompanhá-lo durante uma semana de compromissos sociais.
Ao longo desse período, eles desenvolvem uma relação improvável que ultrapassa as barreiras sociais e econômicas. Vivian é apresentada a um mundo de luxo e glamour, enquanto Edward é confrontado com a verdadeira essência da vida e do amor. Juntos, eles descobrem o poder transformador do afeto verdadeiro, desafiando as convenções sociais e encontrando a felicidade no lugar menos esperado.
Eu me lembrei desse filme, porque na história uma mulher, apesar de ser linda, não tem o menor valor, dado que ela é uma prostituta, sendo usada por tantos e descartada. Até que um dia, alguém olha para ela de uma forma diferente, para o seu valor, que nenhuma outra pessoa havia enxergado.
Conheço muitas mulheres que vivem uma história até certo ponto semelhante, pois não são valorizadas pelos outros. E não poucas delas, acabam também se desvalorizando. Sua autoestima é baixíssima, não entendem que para o Pai, elas são mulheres mais valorosas do que aquilo que a maioria delas ama e valoriza, que são as joias. Mas Salomão frisa que “o valor delas excede”, ou seja, ultrapassa ao de “muitas joias”. Só que elas não sabem, não veem, não acreditam, não percebem o brilho único que possuem, o potencial incomparável que carregam dentro de si.
Aproveitei que este mês se comemora o Dia Internacional da Mulher, para refletir sobre o valor que “todas” as mulheres têm. E para fazê-las enxergar o seu próprio valor, uma vez que a Bíblia nos oferece uma visão poderosa sobre o que significa ser uma mulher de valor.
As palavras de Salomão, reconhecendo a importância e o impacto das mulheres de caráter e virtude, é para nos alertar que essas qualidades são peculiares a todas as mulheres. Deus nos fez assim, valorosas. Veja o que ele revelou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda” (Gênesis 2:18). Fomos criadas com valor!
E Salomão ainda descreve as muitas facetas de uma mulher de valor: ela é trabalhadora, compassiva, sábia e teme ao Senhor. Ela cuida de sua família, administra seus recursos com sabedoria e estende a mão aos necessitados. Ela é uma fonte de força e inspiração para aqueles ao seu redor.
Embora muitas mulheres sejam lindas (como no filme), a Bíblia mostra que uma mulher de valor vai além. Ela pode ser valorizada simplesmente por quem é – sua bondade, compaixão e integridade. Seu valor não está ligado ao que ela é exteriormente, mas à sua essência como pessoa.
Que possamos reconhecer o valor que Deus colocou dentro de nós. Que possamos não apenas olhar no espelho para ver algo agradável, mas olhar para o nosso interior e descobrir as “joias” que Ele nos faz ser para tantas pessoas e para Ele mesmo.
Que você se conscientize de que é uma mulher extraordinária, valorosa, querida, ajudadora idônea e, acima de tudo, amada pelo Pai.
Darci Lourenção