O “Janeiro Branco” é uma campanha de conscientização sobre saúde mental, e uma oportunidade para começarmos o ano com o olhar voltado para o nosso interior e avaliar o estado de nossa mente e emoções.
A Bíblia, em várias passagens, nos ensina sobre a importância de cuidar do “homem interior”, que diz respeito não apenas à nossa saúde espiritual, mas também emocional.
Em 3 João 1:2, o apóstolo João nos diz: “Amado, desejo que você seja próspero em todas as coisas, e tenha saúde, assim como é próspero o teu espírito”. Assim como buscamos prosperidade material, e isso não é errado, também devemos buscar o bem-estar emocional e espiritual. Afinal, nossa somos seres tricotômicos, com corpo, alma e espírito.
A saúde mental é um tema que, infelizmente, ainda é tratado com certo preconceito especialmente no meio cristão evangélico, embora tenha feito alguns progressos, com pastores e líderes abordando, pregando e até produzindo vídeos e literatura sobre esse tema tão relevante para todos.
A Bíblia nos ensina a não temer nossas fraquezas, nossos medos e inseguranças. Somos humanos, portanto, suscetíveis a desgastes emocionais. Porém, ela nos incentiva a buscar ajuda em Deus. Em 2 Coríntios 12:9, o apóstolo Paulo nos lembra: “Mas ele me disse: ‘A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.’ Portanto, de boa vontade me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo”.
Psicólogos renomados, como Carl Jung, também reconhecem a importância do autoconhecimento e da integração dos aspectos internos da nossa psique. Jung afirmava que “quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, acorda”. Esse olhar interior é essencial para entendermos nossos sentimentos e traumas, permitindo-nos um crescimento emocional e psicológico. A fé cristã nos oferece um caminho para esse autoconhecimento, onde não buscamos apenas entender nossos sentimentos, mas também submetê-los ao Espírito Santo para transformação.
Além disso, o mês de janeiro é uma oportunidade de começarmos de novo, renovando nossas mentes e corações. Romanos 12:2 nos orienta: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
Essa transformação, tanto psicológica quanto espiritual, é um processo permanente que deve ser buscado diariamente. Ao nos abrirmos para o poder de Deus e para o cuidado psicológico, contanto, inclusive, com ajuda profissional, podemos alcançar uma vida mais equilibrada e saudável.
Por fim, ao refletirmos sobre a saúde mental neste “Janeiro Branco”, somos desafiados a buscar não apenas a cura, mas também a paz que excede todo entendimento (Filipenses 4:7).
A renovação de nossas mentes e corações, através do cuidado emocional e espiritual, é o que nos prepara para viver a vida plena que Deus deseja para nós. Portanto, neste janeiro, que possamos renovar nossa mente, fortalecer nosso espírito e cuidar de nossa saúde mental, sabendo que, com Deus, todas as coisas são possíveis.
O Pai ama você!
Darci Lourenção