No artigo anterior, conversamos sobre fé, desejos e sonhos e como eles estão entrelaçados em nossa caminhada com Deus. Agora falaremos sobre a ousadia de acreditar que é possível transformar nossos desejos em sonhos e esses sonhos em meta.
Creio que este seja o tempo ideal para falarmos de meta, pois o final do ano é quando muitos começam a avaliar como foram os meses passados e a se inspirar – e até prometer – novas postura para os futuros.
Jesus nos ensina que para ter uma fé ativa é preciso ousar crer. Você se lembra aquele episódio em que Pedro anda sobre as águas? Aquela experiência fantástica que ele teve foi fruto de ousadia. Já ouvi muitos pregando sobre a falta de fé de Pedro, mas eu não o vejo como alguém sem fé. Pelo contrário: ele foi o único que desejou encontrar Jesus enfrentando as fortes ondas. Quando recebeu o convite: “Vem!”
E a narrativa continua: “E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas, para ir ao encontro de Jesus.” (Mateus 14:28-29).
A jornada da fé cristã começa com um simples, mas poderoso, convite: Vem! Quando Jesus respondeu ao desejo de Pedro de ir até Ele, Jesus respondeu algo que poderíamos explicar como: “Ouse crer!”
Para muitas pessoas, a fé pode parecer um passo incerto, principalmente em momentos de turbulência e suas vidas, mas é justamente essa ousadia de confiar em Deus que abre portas para que nossos desejos mais profundos se tornem realidade.
Pedro vacilou? Sim. Ele era humano e quando se percebeu fazendo algo extraordinário, que só Seu Mestre estava fazendo, deixou sua humanidade vir à tona e seu corpo afundou. Mas penso que Jesus já tinha andado bastante sobre as águas porque estava perto o suficiente para Jesus pegar em sua mão e trazê-lo de volta.
Como disse o teólogo A. W. Tozer: “A fé é a atitude que toma a palavra de Deus como a autoridade absoluta em todas as coisas.”
O convite para ousar crer não é um simples desejo, mas uma chamada a alinhar nossa vida aos planos do Senhor, nos permitindo sonhar e, mais importante, realizar esses sonhos com a ajuda de Deus.
Transformar desejos em sonhos é um exercício de alinhamento entre os anseios humanos e a vontade divina. O desejo é o primeiro passo, muitas vezes uma sensação vaga de algo que queremos alcançar, enquanto o sonho é a clareza do propósito que Deus coloca em nosso coração.
Em Salmo 20:4, lemos: “Conceda-te segundo o teu coração, e cumpra todo o teu plano.” Quando depositamos nossos desejos na palavra e nas mãos de Deus, ainda que afundemos, Ele nos levanta. Jesus sempre será nossa direção, Ele fará com que o desejo se transforme em um sonho claro, fundamentado na Sua vontade. Veja: se Pedro desejou andar sobre as águas, Jesus também desejou que ele fizesse aquele ato sobrenatural.
Mas o simples ato desejou ou sonho não são suficientes. É necessário dar passos concretos para transformar esses sonhos em metas.
Em Provérbios 16:3, a Palavra nos ensina: “Confia ao Senhor as tuas obras, e teus planos serão estabelecidos.”
Sonhar com o coração voltado para Deus não significa passividade, mas ação. A verdadeira fé nos impulsiona a agir, planejando e trabalhando para que o sonho se torne uma meta concreta e alcançável.
Deus nos ensina, por meio da Sua Palavra, que é possível realizar grandes coisas quando estamos alinhados com a Sua vontade. E Pedro experimentou isso na prática! E nós também podemos. Sua meta era fazer o que Jesus estava fazendo, e ele conseguiu. Muitos sequer desejarão algo que julgarem impossível. Mas te convido a ser um Pedro, humano, mas cheio de ousadia para desejar viver o que Deus tem par a sua vida.
O Pai ama você!
Darci Lourenção