2024: Aprendendo a viver o triunfo de Deus

Ano após ano, a vida nos apresenta uma jornada repleta de desafios. Em muitos deles imaginamos que não conseguiremos obter vitória, pois não enxergamos saída, solução ou luz. No entanto, em meio às adversidades que se apresentam, podemos sim – e na maior parte do tempo conseguimos – ser vitoriosos. Para nós, que temos fé, precisa existir a consciência de que Deus está presente nesses embates e nos ajuda a vencê-los.

Embora no meio da luta possa parecer que estamos sozinhos, não estamos. Ele está ali, nos direcionando à vitória. E é por causa dele que chegamos ao triunfo. A Bíblia nos lembra em Provérbios 3:5-6: “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento; reconhece o Senhor em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas.”

Mas, viver o triunfo de Deus é uma proposta enriquecedora que transcende a esfera religiosa, alcançando também a dimensão psicológica do ser humano.

Em um mundo marcado por incertezas e desafios, especialmente quando estamos prestes a entrar em um novo ano com todas as suas páginas em branco, a fé pode oferecer uma base sólida para enfrentarmos as novidades. O psicólogo renomado Viktor Frankl, em sua obra “Em Busca de Sentido,” destaca a importância de encontrar significado mesmo nas situações mais difíceis. Ele afirma: “Precisamos aprender e também ensinar às pessoas em desespero que a rigor nunca e jamais importa o que nós ainda temos a esperar da vida, mas sim exclusivamente o que a vida espera de nós.” E aqui eu digo: Posicionamento!

O triunfo de Deus, além de uma manifestação espiritual, pode ser compreendido como um processo de transformação interior. Em Romanos 12:2, somos exortados a não nos conformarmos com este mundo, mas sermos transformados pela renovação da nossa mente. Esta renovação, em uma perspectiva psicológica, pode ser vista como o desenvolvimento de uma mentalidade resiliente e positiva diante dos desafios.

A aprendizagem para viver o triunfo de Deus não se trata apenas de superar dificuldades, mas também de encontrar propósito e significado na jornada. Como disse o psicólogo Carl Rogers: “A curiosidade, a coragem e a vontade de arriscar são os fundamentos vitais da criatividade. Ser positivamente descontente é parte integral de ser um ser humano.”

Então, integrar a fé e a psicologia, como busco fazer sempre em meus artigos, pode ser uma jornada enriquecedora para aqueles que buscam viver o triunfo de Deus.

Confiar em Jesus, encontrar significado nas experiências – que podemos chamar de milagres – e desenvolver uma mentalidade resiliente são elementos fundamentais nesse caminho, o caminho de uma pessoa que deseja triunfar em Deus. No final das contas, unir a fé e a psicologia nos ajuda a entender melhor como lidar com os desafios da vida, mantendo esperança, propósito e confiança no triunfo de Deus.

Feliz e abençoado 2024!

Darci Lourenção

Gostou desse conteúdo? Compartilhe: